terça-feira, 8 de março de 2016

Feliz Dia Das Mulheres! Não Importa Que Sejam Submissas OU Independentes...Vocês Não Deixam De Ser Mulheres...

Não sei se com as meninas de hoje é assim,mas quando eu era criança,quase adolescente os filmes da disney com as princesas era um exemplo que eu queria imitar. Não perdia um filme delas,com o passar dos tempos a Disney trouxe princesas mais independente escolhendo o seu próprio futuro e a independencia feminina sem perder a sua excência exaltando sempre a sua beleza....
Dei sorte na época da adolecência porque em minha casa já tinha televisão,não éramos ricos,mas me lembro que só rico tinha luz,mas meu pai dizia que o capricho também era uma riqueza e ele com todo capricho que tinha colocou luz em nossa casa.Foi uma alegria nunca vista por mim...Minhas colegas de escola ficaram tão felizes,agora elas também tinha onde assistir seu filme que antes era contado só por mim.Sim,porque minha mãe com o coração grande que sempre teve passou a emprestar luz para elas também, puchava  um bico de luz  para a casa delas e a luz chegava lá também.Eu acho que é o famoso gato de hoje rsrsrs,coisa que eu não entendia,só entendia que agora,nós poderiámos assistir o nosso filme... 
O filme de princesas que fala sobre garotas e foi feito para as garotas.
Nossa! Quem poderia imaginar,um filme só nosso?!

As princesas que mexem com o imaginário infantil desde do lançamento de Branca de Neve e os sete Anões. 
As três primeiras princesa, Branca de Neve,Cinderela e a Bela Adormecida  foram criadas e estereotipadas do que é seria ser uma princesa. Eram doces,belíssimas,delicadas,amiga dos animais,de personalidade passiva e sempre a espera de seus princípes encantando,acham que com isso suas vidas possam mudar.
Depois vieram outras,as princesas que já sofreram diversas mudanças,assim como nós que também já sofremos mudanças, evoluímos  nosso papel perante a sociedade,
As princesas deixaram de ser donas de casa exemplares a espera de seu príncipe encantado. Se você retroceder a fita dos tempos passados, hoje elas são rebeldes e independentes capazes de enfrentar o mundo sozinhas,,,Tão nós né?
Meiga,trabalhadeira,amiga dos animais e tímida.Fugiu envergonhado do principe.
Em 1037, estreia Branca De Neve e Os Sete Anões,ela representava a mulher ideal da época,dona de casa e mãe,e sem perspectivas de entrar no mercado de trabalho.
A história de Cinderela é uma história bem semelhante a de Branca de Neve.
Ela é obrigada a trabalhar arduamente nas tarefas domésticas. Cinderela recebe ajuda de dois ratinhos e de sua fada  madrinha.Era a princesa que mais se identificou comigo na época...Era eu quem fazia os serviços domésticos,antigamente podíamos ajudar nas tarefas doméstica,mesmo contra a nossa vontade e hoje?
 As moças não ficavam até tarde na rua,deve ser por isso que ela foi a festa com a hora marcada de retornar,antes da meia noite,isso na decáda de  1950.hoje elas marcam as horas de não retornar e ainda dizem que os tempos mudaram.
Cinderela nada fez para sair daquela condição,ela apenas foi tomada em casamento por um príncipe.
Ainda existem mulheres assim,casam ficando dependente de seus maridos,muitas delas sendo espancada,aterrorizada  porque não sabem dá um basta se manter sozinhas.
A Bela adormecida, uma princesa doce e gentil criada por três tias se não me falha a memória. É que essa é uma das histórias das princesas que menos me atraiu,mas como ela foi criada pelas tias já é um avanço na concepção de família. Ela como as outras duas encontrou seu príncipe sem saber que já estavam prometidos um para o outro. Hoje  podemos escolher quem queremos para passar os dias de nossas vidas conosco.A bela adormecida era a princesa Aurora que a bruxa a Malévola a amaldiçoou quando ainda era recém nascida.Aurora passa o filme quase todo dormindo,em quanto isso o príncipe tentando sava-la,o que bravamente consegue.
E mais uma vez vivem felizes para sempre.

A pequena Sereia Ariel....Por essa eu me apaixonei de cara, tipo paixão a primeira vista...
Seu filme Foi lançado em 1989,uma princesa aventureira e desobediente,uma das filhas do rei Tritão.
Para mim ela é o ícone das princesas,uma princesa lutando para mudar a sua história,sendo vaidosa e romântica ariel luta pelo seu amor o principe Erik,um humano,pede ajuda a Úrsula a bruxa do mar em troca de um lindo par de pernas... A bruxa faz um trato com a ariel,lhe dá as pernas em troca de sua voz,e claro a rebelde ariel aceita. a bruxa toma a voz de Ariel.E assim ariel fica sem a liberdade de expressão. E até hoje querem fazer isso com agente mesmo após o MOVIMENTO FEMINISTA,dá decáda de 1960,pelos direitos do voto.
Ah! E no final o príncipe salva Ariel e eles vivem casados e  felizes para sempre!
 Jasmine
  Aí veio a Jasmine, e se tornou a minha preferida, deixando a Ariel pra trás...,nunca foi a protagonista dos filmes,ela filha de um sultão,dispensa todos os pretendentes que seu pai arruma,dizendo que nunca irá aceitar um casamento arranjado.
Sempre pensei como ela,não gosto de nada arranjado,sempre gostei de ser livre,ela não tem animalzinho de estimação como as garotas normais de sua época,ela tem um tigre,eu também nunca tive,e se pudesse ter,eu teria uma cobra,nada de cachorrinhos ou gatinhos. Não me faltam personalidade,assim com na princesa Jasmine. As vezes também sou um pouco rebelde,decidida e determinada,não aceito impossições que não me agradam .
Jasmine desafiou as regras do patriarcalismo islâmicos,chamando a atenção dos olhares feministas.
A tradicional ideia patriarca de que o provedor da família deveria ter previlégios começou a enfraquecer,e a medida que as mulheres tornavam -se  independentes financeiramente,e o movimento feminista começou a ganhar forças.Aí veio as leis mais liberais como o divórcio,,aborto e o uso de contraceptivos,as mulheres estavam buscando cada vez mais a liberdade.
Eu mesma me casei na lei do divórcio.A 35 anos,já me casei pronta,se fosse me divorcia,era só trocar de certidão,pois me casei na lei do divórcio.Aos poucos fomos ganhando força política e fomos surgíndo como líderes.Não vou ficar aqui falando de nossas conquista,até porque ainda falta muito a ser conquistado,mesmo a ONU tendo reconhecido em 1975 o ano das mulheres.
As princesas foram capazes de enfrentar as regras e mudar o próprio destino,mas não deixam de encontrar o seu príncepe Assim também somos nós,escolhemos o nosso destino,mas também encontramos um parceiro.

E após a nossa   homenagem  as mulheres  com as nossas princesas pelo nosso dia,deixo aqui   algumas ideias de looks com inspirações nas princesas.
Vamos conferir?


E claro que nenhuma princesa pode sair sem uma boa maquiagem

 




17 comentários:

  1. Uauuuuuuuuuuuu que lindo amadaaaaaaaaaaaaa, adorei a mensagem amei os look, obrigado pela homenagem maravilhosa!
    FELIZ DIA DAS MULHER!
    Eu te indiquei ao Prêmio Dardos Bloggers ai está o link, beijinhosssssssssssss
    http://rubiaartes.blogspot.com.br/2016/03/oiiiiiiiiiiii-meus-amores-meus-segundo.html#comment-form

    ResponderExcluir
  2. Homenagem linda para as mulheres, parabéns para todas nós todas merecem, amei os looks lindos, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ser mulher é maravilhoso, confesso que não queria
    ser homem rs, que linda homenagem
    parabéns para nós
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Feliz todos os dias da mulher, linda mensagem e looks maravilhosos.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  5. Linda Feliz dia sas mulheres lindo post bjs

    ResponderExcluir
  6. Célia adorei a ligação de história x desenho x atualidade. Adorei as analogias e realmente as princesas eram o padrão que buscávamos anos atrás e hoje a mulher independente pode mais e quer mais. Parabéns, amiga. Bjs

    ResponderExcluir
  7. É como dizem na realidade ou na ficção somos todas eternas princesas, passamos por muitas mudanças em busca do nosso espaço que aliás bem merecido, afinal uma mulher faz de tudo um pouco e ainda consegue ser feminina e linda!
    Amei a mensagem Célia! Se acaso eu esqueci, deixo aqui um Feliz dia das mulheres pra você! Aliás 365 dias felizes!

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha parado para analisar as princesas da Disney desta forma, mas acredito que seja uma forma real de olhar o nosso mundo mesmo e é verdade, depois de lê seu texto pude perceber que tivemos evoluções nos desenhos assim como na vida. Amei ler seu texto e me fez ir além dos contos de fadas. Gostei muitíssimo, parabéns por esta análise. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei a mensagem, gosto muito das princesas da Disney <3
    Feliz dia da mulher!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Feliz todos os dias das mulheres, pois todos os dias vocês mostram o quanto devemos nós homens a vocês, por serem guerreiras, amorosas e principalmente nos cuidam

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a nós mulheres grandes guerreiras e donas de coração enorme.

    Bjos ❤

    www.blogdawanessacosta.com

    ResponderExcluir
  12. Vocês mulheres são demais! A sua homenagem foi simplesmente perfeita! Sobre os filmes de princesas, me lembro bastante de uma prima minha que amava se vestir de cada uma delas.

    ResponderExcluir
  13. ótimo texto como sempre arrasou beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Parabéns para todas nós mulheres que levantamos cedo todos os dias e tentamos fazer do mundo um lugar mais bonito e feliz. Que os 365 dias de 2016 sejam nossos. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  15. Parabéns para nós mulheres. Confesso que também sou apaixonada pelas princesas da Disney, mas não apenas da Disney, mas na Barbie também hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. lindo texto!parabéns para todas nós!
    vc como sempre arrasando nos textos! bjúús

    ResponderExcluir
  17. Ai amo elasssssssssssssssss, as primeiras, Branca de Neve e Cinderela ainda são minhas preferidas até hj! Feliz dias das Mulheres! Postagem linda!!!! Beijos

    ResponderExcluir

Existem aquelas pessoas que por mais distantes que estejam, ainda continuam perto. Aquelas que, passe o tempo que passar, serão sempre lembradas por algo que fizeram, falaram, mostraram, pelo que nos fizeram sentir. É isso… As pessoas são lembradas pelos sentimentos que despertaram em nós… E quanto maior o sentimento, maior se torna a pessoa. Caio Fernando Abreu. Cal Lim

Fico feliz que esteja aqui. Volte sempre que quiser a casa é sua. Não esqueça de deixar o seu link para que eu possa visita-los